O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, inaugurou nesta quarta-feira (12) a Estação Adolfo Pinheiro da Linha 5-Lilás do Metrô, na Zona Sul de São Paulo.
A inauguração acontece com atraso, já que a estação foi prevista para ser entregue em 2010, durante a gestão José Serra, também do PSDB. Questionado sobre a demora, Alckmin disse que assumiu o governo em 2011 e que não seria possível entregar em 2010 uma obra iniciada no segundo semestre de 2009. Um dos motivos para o atraso foi a suspensão das obras para uma investigação de uma possível fraude na licitação.
Inicialmente, a estação ficará aberta das 10 às 15 horas, de segunda a sexta, para visitação e viagens gratuitas até a Estação Largo Treze. Quem quiser seguir viagem em direção ao Capão Redondo será orientado sobre como pagar a tarifa.
Alckmin afirmou que há outras 10 estações na Linha 5-Lilás em construção. As próximas a serem inauguradas são Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin. Quando estiver pronta, a Linha vai do Jardim Ângela à Estação Chácara Klabin, na Linha 2-Verde, fazendo integração com diversas outras linhas.
O secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, disse durante a inauguração que a extensão da linha entre a Estação Capão Redondo e a região do Jardim Ângela será subterrânea – fora a Estação Adolfo Pinheiro, o restante da Linha Lilás é em elevado.
Serão três estações naquele trecho: Parque Santo Dias, São José e Jardim Ângela. Segundo Fernandes, o Metrô resolveu fazer um traçado que ocupará um trecho subterrâneo da estrada do M’Boi Mirim, já que a prefeitura usará a Avenida Carlos Caldeira Filho para a construção de um corredor de ônibus.
Adolfo Pinheiro
A nova estação, inaugurada nesta quarta (12), tem escadas rolantes inteligentes, que funcionam em velocidade reduzida quando não há passageiros nelas. O espaço possui ainda porta plataforma, que impede que os usuários caiam na via do trem e também um espaço cultural. A previsão é a de receber 14 mil passageiros diariamente.
Outra novidade é uma vitrine arqueológica. Dois pedaços de trilhos de bonde do começo do século passado que foram encontrados durante escavações da nova estação estão expostos em uma caixa de vidro. Segundo o Metrô, ambos os seguimentos foram tratados e higienizados utilizando modernas técnicas de preservação.
Fonte: G1