O Observatório do Turismo da Cidade de São Paulo, núcleo de pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos) divulgou um levantamento realizado entre 21 e 23 de fevereiro nas principais redes sociais utilizadas atualmente para descobrir o que os usuários falaram sobre o Carnaval de rua da capital paulista. Foram coletadas mensagens e fotos com as referências “carnaval”, “rua” e “São Paulo” postadas no Twitter, Facebook, Instagram, Foursquare e YouTube.
Dentre os resultados, a pesquisa apurou que a audiência direta foi de 3,4 milhões de pessoas no Twitter e Facebook, sendo que a grande maioria foram mensagens positivas e apenas 7% foram negativas.
As principais postagens foram fotos no Instagram de pessoas se divertindo nos blocos (45%), mensagens sobre blocos de Carnaval (33%) e a divulgação da programação do Carnaval de Rua de São Paulo (19%). Outros assuntos tiveram apenas 3%.
O pico das postagens foi no domingo, com 65%, seguido por sábado, com 23%, e sexta-feira, com 12%.
As redes sociais mais utilizadas foram Instagram (45%), Facebook (31%) e Twitter (20%). Outras redes representaram 4%.
Entre as principais palavras usadas pelos internautas – além das expressões esperadas, como “carnaval”, “bloco”, “rua” e “desfile” – destacaram-se também referências a nomes de blocos, como “pimenta”, “sargento”, e “baixo”, e a regiões, como “Vila Madalena” e “Augusta”.
Pesquisa do Carnaval SP 2014 no Sambódromo
O Observatório do Turismo também realizou um levantamento no Sambódromo do Anhembi. Foram 20 pesquisadores que aplicaram questionários ao público durante os dias de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial.
O destaque ficou por conta do aumento de 1,16% no número de turistas (total de 15% do público), do crescimento de 4,5% nos gastos destes visitantes (passando para R$ 762 no período) e também na elevação da permanência na cidade, que foi de 2,6 para 4,4 noites.
Outro dado que chamou a atenção foi a opinião do público em relação à organização do Carnaval. A maioria (50,5%) considera que o evento foi melhor ou muito melhor do que o do ano passado.
Já na pesquisa das redes sociais sobre o Carnaval no Sambódromo do Anhembi, feita entre os dias 24 de fevereiro e 1º de março, a audiência direta de mensagens postadas no Twitter e Facebook sobre os desfiles das escolas de samba foi de 12 milhões, sendo o maior pico no sábado, com 6,2 milhões. O Facebook foi a rede mais utilizada, com 72%, atrás de Twitter (24%) e Instagram (2%).
Sobre o conteúdo das mensagens, apenas 3% foi negativo, sendo que a maioria postou mensagens de apoio a escolas de samba (67%), sobre o teor dos desfiles (16%) e sobre a programação do evento (8%).
De acordo com o presidente da SPTuris e secretário municipal para Assuntos de Turismo, Wilson Poit, o Carnaval deste ano foi um sucesso. “Tivemos desfiles grandiosos e muita dedicação, tanto das escolas e blocos, como da Prefeitura de São Paulo. Um dos destaques foi o crescimento do Carnaval de rua, no qual vamos investir muito nos próximos anos. Há pontos a melhorar, mas serão corrigidos para o ano que vem e vamos aperfeiçoar ano a ano. O mais importante é que o Carnaval está crescendo e ficando mais democrático e acessível para todos”, diz.
Segundo Poit, a SPTuris está estudando novidades para o próximo ano. “Nosso objetivo é ter um planejamento estratégico mais forte e bem antecipado, melhorando a organização do Carnaval e buscando mais parcerias, tanto para o Sambódromo, como para o Carnaval de rua”, completa.
Desfile das Campeãs
As cinco primeiras colocadas do Grupo Especial e as duas vencedoras do Acesso voltam ao Sambódromo do Anhembi na próxima sexta-feira, dia 7 de março, a partir das 22h, para o Desfile das Campeãs. Os ingressos, a partir de R$ 70, já estão à venda nas bilheterias do Anhembi.
Confira a ordem do Desfile das Campeãs:
2º lugar Grupo de Acesso – Mancha Verde
1º lugar Grupo de Acesso – Unidos de Vila Maria
5º lugar Grupo Especial – Dragões da Real
4º lugar Grupo Especial – Tucuruvi
3º lugar Grupo Especial – Águia de Ouro
2º lugar Grupo Especial – Rosas de Ouro
1º lugar Grupo Especial – Mocidade Alegre