Aconteceu na manhã desta terça-feira, 25 de fevereiro, na Concentração do Sambódromo do Anhembi, a entrega da Chave da Cidade pelo prefeito Fernando Haddad à Corte do Carnaval 2014. O gesto tornou-se tradição na capital paulista e se trata de um ato simbólico, que representa o reinado de Momo durante os dias de folia em São Paulo.
Além do Rei Momo, que este ano é Marco Antônio Rodrigues de Sales, a Corte do Carnaval também é composta pela Rainha Cláudia Helena Higino de Azevedo, pela Primeira Princesa, Mayara Santos, e pela Segunda Princesa, Michelle Tobias da Silva, todos eleitos no dia 16 de janeiro durante disputa realizada no Anhembi. Além dos quatro membros, juntaram-se à Corte os experientes Cidadão Samba Paulo Mariano Valentin e a Cidadã Samba Laura Iris Pereira da Silva, conhecida como Dona Laurinha.
Últimos preparativos no Sambódromo
Durante o evento desta manhã, o prefeito Fernando Haddad vistoriou as obras no Sambódromo. A passarela do samba paulistano já está recebendo os últimos preparativos para sediar o espetáculo das escolas durante o Carnaval 2014. Os trabalhos para a grande festa seguem até sexta-feira, 28 de fevereiro, quando os desfiles do Grupo Especial começam por volta das 23h.
Desde dezembro de 2013, trabalhadores têm feito manutenção e melhorias dos diversos espaços e estruturas do local para receber os ensaios técnicos. Com isso, a “avenida” já praticamente pronta para que os componentes das agremiações e alegorias façam a maior das atrações do Carnaval da cidade.
Foram realizadas revisões de iluminação, da parte hidráulica dos banheiros e outros ambientes. Além disso, as arquibancadas foram pintadas e receberam uma camada de impermeabilização para proteger o piso em caso de chuva.
No último fim de semana, foi finalizada a montagem das tendas e isolamentos externos. No início desta semana, será feita a instalação do Circuito Fechado de Televisão – CFTV, com utilização de 41 câmeras para cuidar da segurança no Sambódromo -, ambientação, instalação de mobiliário dos espaços e cenografia dos camarotes.
Nesta terça (25/2) começam a ser instalados os telões de LED e na quarta (26/2) será feito o gradeamento externo e a montagem das catracas e controles de acesso. Também nesse dia será feita uma demão de pintura na pista, que é a última intervenção a ser feita, pois, antes disso, há muitas pessoas e veículos circulando por conta da montagem.
A previsão é que a pintura final deva ser feita na quinta-feira, véspera do primeiro dia de desfile, quando acontece ainda um ensaio geral para testes de som, iluminação e ajustes de outros detalhes técnicos. Até sexta-feira, as equipes continuam realizando revisões finais de iluminação, sanitários e outros espaços.
Os desfiles do Grupo Especial acontecem nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, sexta e sábado, respectivamente. No domingo, 2 de março, apresentam-se as escolas de samba do Grupo de Acesso e, na segunda-feira, 3 de março, as agremiações do Grupo 1 da Uesp.